quinta-feira, 28 de maio de 2009

Turismo - Palestina

Palestina – A Terra Santa e Repleta de Belezas

Ao contrário do que nos fazem crer, a Palestina não é uma terra feita somente de conflitos, sangue e desgraças. Conhecida originalmente como Terra Santa, por ser o lugar do nacimento de Jesus Cristo e onde se passou toda a sua história, a Palestina é um país de belezas naturais e pontos turísticos de tirar o fôlego pela grandiosidade das obras e os milênios de história contados em cada parte, desde os muros até as oliveiras. Ao passear pelas ruas de cidades como Belém e Jericó, se deixe envolver pelo ar de história que paira sobre as cidades e entenda porque esse país é tão importante para a história do mundo. Boa Viagem!!!

Palestina é o nome do território situado entre o Mediterrâneo a oeste, o rio Jordão e o Mar Morto a leste, a chamada Escada de Tiro a norte (fronteira com o Líbano) e o Wadi el-Ariche a sul (fronteira com o Sinai, tradicionalmente egípcio). O país possui um território de 27.000 km2 cobero, de modo geral por uma planície costeira, uma faixa de colinas e uma cadeia de baixas montanhas, com um pedaço relativamente desértico. Habitadas há milênios é um corredor entre a Ásia e África e ao mesmo tempo está às portas da Europa.
Filisteus
Durante boa parte do II milênio o país esteve organizado em cidades-estado sob a hegemonia egípcia, situação que mudou nos últimos séculos com a chegada dos chamados “povos do mar”, imigrantes provenientes do norte, noroeste e de outras partes do Mar Mediterrâneo. Os mais conhecidos entre esses povos são os Filisteus que se fixaram principalmente no sudoeste da Palestina. Lá fundaram pequenos reinos hoje conhecidos como as cidades de Gaza, Ascalão, Asdod, Akron e Gat. Dos filisteus vem o nome do país que significa país dos Filisteus. Apesar de sua importância na antiguidade, sabe-se muiot pouco e mal sobre a história dos Filisteus e seus reinos, isso por não haver uma biblioteca filistéia que demontre sua verdadeira história. O que se sabe está dentro do Antigo Testamento, que é sabido, foi bastante alterado com o pasar dos séculos. Em virtude desse fato, e da história ser contada apenas com base nos escritos bíblicos o conhecimento sobre os Filisteus é contado, não raramente, por seus inimigos ou concorrentes declarados, de modo que as informações tornam-se muito deturpadas e colocam os Filisteus em uma situação marginal na história da antiga Palestina. Esse erro influencia não só a história do país como a atual perspectiva geográfica, política e social da Palestina.
Principais pontos de Turismo do paísUma das prinicpais meta do governo palestino nos últimos anos tem sido insentivar o turismo na Terra Santa, principalmnte no final de ano, em decorrência das festividades natalinas. A ida de peregrinos cristãos aumenta e muito nesa época do ano quando os visitantes querem refazer o caminho percorrido por Jesus e conhecer a Terra onde Cristo tria nascido. Por essa razão o turismo que mais prevalece na região é o turismo religioso.
Um dos principais hotéis da cidade é o Paradise Hotel, reconstruído e que recebe turistas do mundo inteiro durante todo o ano.
O principal ponto turístico do país é a cidade de Belém situada a 10 km ao sul de Jerusalém e que tem entre seus atrativos a praça da Manjedoura e a Igreja da Natividade onde está a gruta que seria o exato local do nascimento de Cristo. A igreja tem sempre um aroma de “Bakhur” um incenso muito usado pelos árabes de aroma forte e agradável. O local fica repleto de fiéis durante a Missa do Galo, na véspera de Natal. No final de ano oclima é frio e chega a fazer 4º C e com alguma sorte pode-se ver neve. Fora de Belém pode-se aprciar uma natureza rica em colinas aarroios secos, além de vales com muitos mosteiros. Na cidade Velha pode-se encontrar a todo instante cenários religiosos e históricos e uma das maras da cidade é o artesanato em madeira de oliveira e nácar.
Leve agasalho se rumar para lá no fim do ano. A temperatura média no Natal em Belém é de 4ºC. Se estiver com sorte, pode até nevar.

Jerusalém é o maior pólo de turismo palestino. Lá pode-se visitar a Esplanada das Mesquitas e o conjunto que inclui o Domo da Rocha local onde os muçulmanos crêem que Maomé teria subido ao céu. Pode-se, através de caminhadas, encontrar sempre um ângulo difernte para avistar os montes, inclusive o Monte das Oliveiras. Através da cidade antiga é possível avistar os minaretes e os campanários e subir a torre da Igreja Luterana que fica próxima ao Santo Sepulcro. Do lado esquerdo do muro das lamentações há uma entrada que dá acesso para um túnel arqueológico onde é possível ver rochas, cisternas e um canal de água, todos usados pela população que lá existia há 2 mil anos atrás. Os jardins de Getsêmani marca o lugar onde Jesus pronunciou suas palavras de despedida e seu testamento e a Voa Dolorosa é o camnho que ele percorreu com a cruz nas costas.
Há ainda as lojas do mercado árabe na parte antiga da cidade que exalam aromas e enchem o olhos de cores e brilhos. Pode-se comprar de tudo, desde vestimenta decoradas com os tradicionais bordados palestinos até temperos variados, passando por artesanato armênio, doces, pistaches, frutas e artesanato típico.
Gaza é a maior cidade da Palestina,com cerca de 700 mil habitantes e foi uma das principais cidades dos Filisteus. Entro político e econômico do país o lugar contém centros históricos omo a Grande Mesquita e a Cidadela de Napoleão. Vale um passeio pelas ruas antigas, pelos mercados e uma conversa com os hospitaleiros palestinos que ali vivem.

Jericó é a cidade mais baixa do mundo, localizada 260 matros abaixo do nível do mar. Com mais de 10.000 anos de existência toda asua área está relacionada com a vida de Cristo. Está bem perto do Rio Jordão, onde aconteceu o batismo de Cristo por João Batista e o Monte da Tentação onde Jesus passou 40 dias orando e jejuando. Vale muiot uma visita ao Palácio Hisham, palácio de inverno dos Califas da dinastia Omíada e “Tel Al Sultan”. O Mar Morto, a 400 metros abaixo da superfície da Terra e com alta quantidade de sal, faz de um banho uma experiência inesquecível.
Hebrón é uma cidade considerada sagrada por adeptos do cristianismo, judaísmo e islamismo por sua relação com o Profeta Abraão. A Grande Mesquita, localizada na caverna de “Makhpelah” e o local onde foram enterrados Abraão e suas esposa são alguns dos principais pontos turísticos. Além disso o local é famosos por seu artesanato em cerâmica e vidro.
Nablus está situada a 63 km ao norte de Jerusalém. É famosa por seu centro histórico, pelos banhos turcos e as famosas fábricas de sabão. O Monte Gezirim é o lar dos 500 samaritanos qu se encontram na Palestina. Vale um paseio pelo Poço de Jacó, lugar de pergrinação. Não muiot longe dali está a localidade de Sebaste, onde se pode ver resquícios desde a idade do Ferro até as Cruzadas.

Nenhum comentário: