sábado, 18 de julho de 2009

Palestina

Anistia Internacional afirma que Israel cometeu crimes de guerra durante ofensiva militar na Faixa de Gaza no início de 2009.

Um relatório da Anistia Internacional afirma que Israel cometeu crimes de guerra e promoveu uma destruição indiscriminada sem precendentes durante sua ofensiva militar na Faixa de Gaza no início desse ano. O documento, que contém 117 páginas, afirma que centenas de civis palestinos foram mortos com tiros à queima-roupa, sem que esses representassem ameaça de vida aos soldados isralelenses. A Anistia Internacional também acusa Israel de usar armas como fósforo branco em áreas densamente povoadas e afirma que cerca de 1,4 mil palestinos foram mortos durante a ofensiva israelense que durou 22 dias, entre 27 de dezembro de 2008 e 17 de janeiro de 2009. Entre os mortos, mais de 900 eram civis, incluindo 300 crianças e 115 mulheres, de acordo com o relatório. Os militares israelenses haviam afirmado que o número de mortos era de 1.116 pessoas e que desses, 295 eram civis.
A responsável pelo relatório, a pesquisadora Donatella Rovera, afirma que houve pelo nemos três grandes violações da Leis Internacionais: “ Ataques indiscriminados diretos ou indiretos contra civis”, “Demolição e destruição de casas e prédios civis em grande escala” e “Equipes médicas foram impedidas de retirar os feridos, além de ataques a algumas equipes médicas em ambulâncias”. Ela acrescentou que “ Tudo isto é violação das leis internacionais e constitui crimes de guerra".
O relatório afirmou ainda que não encontrou provas de que militantes palestinos tenham obrigado civis a ficarem em prédios usados para fins militares, contradizendo a afirmação do governo israelense de que o Hamas usava “escudos humanos”.
Quanto aos civis mortos, o governo israelense nega as acusações e diz ter sido “tão preciso quanto o possível em uma situação de combate difícil”. Tanto o governo israelense quanto o Hamas afirmam que o relatório divulgado não é profissional e questionam afirmações de erros cometidos por ambos os lados durante a ofensiva.

Nenhum comentário: