quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cavalo Árabe

Origem: É uma das mais puras e antigas raças de cavalos do mundo e que praticamente entrou na formação de quase todas as raças modernas. Selecionada no deserto da Península Arábica, entre o mar Vermelho e o Golfo Pérsico, por onde vagavam algumas tribos nômades; a quem se deve a pureza sangüínea na seleção do cavalo árabe e a importância dada às éguas mães - Koheilan, Seglawi, Ibeion, Handani e Habdan, as cinco éguas que serviram de matrizes para as cinco principais linhagens que compõe a raça Árabe até os nossos dias.

Características: Cavalo com altura média de 1.50m, podendo chegar até 1.58m, possui cabeça de forma triangular com perfil côncavo, orelhas pequenas, olhos grandes arredondados e muito salientes, narinas dilatadas, ganachas arredondados, boca pequena, pescoço alto e curvilíneo em sua linha superior, peito amplo, tórax amplo, dorso e lombo médios, garupa horizontal e saída de cauda alta que permanece elevada durante o movimento. Seu trote e galope são rasteiros, amplos e cadenciados, com muito garbo, tendo temperamento muito vivo e grande resistência. As pelagens básicas são alazã, castanha, tordilha e preta.

Aptidões: Pelas suas características são aptos aos esportes hípicos de salto e adestramento em categorias intermediárias, hipismo rural, enduro e trabalhos agropecuários.
Sendo o ANDALUZ a mais antiga raça do ocidente, seu parente oriental, tem sua história passada nos desertos do Irã, a antiga Pérsia. Símbolo de status naquela época, ele era o meio de transporte e o cavalo de batalha dos grandes guerreiros de turbantes coloridos e vestimentas de sêda. Parte da história da região mais conturbada do planeta, pode ser "contada" pelo cavalo Árabe.
Presente dos Sultões aos mais bravos guerreiros, a raça teve sua trajetória até os dias de hoje, passando por vários países do mundo como o melhor raçador e apurador de linhagens que se teve conhecimento.

Padrão Racial: Dotado de uma resistência física invejada, o Árabe é um cavalo impetuoso, de temperamento nervoso e agitado, sua altura média é de 1.50m. Com locomotores de aparência fina e resistente; seu corpo exuberante e de musculatura compacta, mas sem excessos, exibe um pescoço em forma de anzol e uma cabeça com base larga, narinas finas, sempre abertas e uma concavidade no osso frontal. Suas cores inicialmente eram o branco e o negro, mas nos dias de hoje já se encontram todas as nuances e padrões comuns nos eqüinos. Quando em movimento ou em situações de excitação, seu aspecto leve é realçado pelo trote cadenciado com a elevação da cauda.

Um comentário:

Anônimo disse...

O vídeo a seguir trata do cavalo árabe, raça esplêndida:

Arabian Horse
for sale acess
the link
vimeo:
vimeo.com/45134608
contact:
bentoariza@hotmail.com
55 11 7131-3479
Sidnei Bento