quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Turismo nos Países Árabes

Turismo nos Países Árabes

Ao todo são 23 os países que perfazem o mundo árabe. Todos tem em comum a língua árabe como idioma oficial e o islamismo como religião da maioria dos habitantes. No entanto não podemos dizer que são iguais em costumes e hábitos, por isso sempre mencionamos como “mundo árabe” devido às diferenças, inclusive linguísticas, em determinadas regiões e isso inclui a própria geografia. Cada um dos países contidos nesse mundo árabe tem um clima, fauna, flora, e atrações turísticas diferentes, o que os torna ainda mais interessantes.

Mauritânia
Inicialmente o país foi explorado pelos portugueses tendo sua área organizada como território em 1904 pelos franceses. Tornou-se independente em 1960 e somente no ano seguinte foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). A Mauritânia (Terra dos Mouros - em latim) é povoada desde a antiguidade. Localizada no Noroeste da África tem duas realidades culturais bem distintas: o norte é habitado por maioria árabe e o sul tem a sua maioria de povos negros. O deserto do Sahara ocupa a maior parte do território e a grande área fértil está localizada na região sul às margens do Rio Senegal, usado principalmente para o cultivo de tâmaras e cereais. Além disso a extração de ferro e a pesca marítima são as principais fontes de renda do país.

Alguns dos principais pontos turísticos do país:

Parque Nacional Banc d'Arguin
- considerado Patrimônio da Humanidade o parque habita diferentes espécies de aves da região que lá vivem ou que para lá vão, em determinada época do ano, para a reprodução.

Koumbi Saleh – capital do império medieval de Ghana é o sítio arqueológico mais famoso da Mauritânia. Um enorme mesquita foi encontrada em 1913 quando parte da cidade foi escavada, dando indícios de que milhares de pessoas já viveram alí.

Centro Nõmade de Atar – onde os nômades do país vão para fazer compras e principalmente para se casarem. O mercado central é um dos pontos mais interessantes de Atar, além da estreitas ruas da região de Ksar.

Nouakchott – a capital e maior cidade do país. É ponto de ligação entre a população urbana e a população nõmade da Mauritânia. A cidade possui um largo reservatório de água conhecido como Lago Trarza. Entre os pontos turísticos estão o Museu de Nouakchott, os mercados, principalmente o Mercado da Prata e as muitas praias locais.

Djibouti
Localizado em um planalto quente e árido o país fica na região conhecida como Chifre da África. Seu território é repleto de lagos de água salgada e cadeias de montanhas, algumas com altitudes que chegam a 1.600 metros. A área costeira do país está separada dos planaltos por uma cordilheira que chega a 2.000 metros de altitude. A maiore região do país é a de Tadjourah e a segunda a de Dikhil. No entanto a mais importante é a cidade de Djibuti, capital política e financeira do Estado africano.
O clima do país é típico de deserto, árido e seco. Colonizada pelos franceses, o país foi parte da Somália Francesa e teve sua independência proclamada apenas em 1977.

Os principais pontos turísticos do país são:

Região dos Lagos – que contém o LacAssal situado a 150 m abaixo do nível do mar, é envolto por vulcões adormecidos e campos de lava. No caminho pode-se passar pelo Lac Goubet, conhecido como cova dos demônios, com água salgada e um vulcão que separa os dois lagos.

Tadjoura – possui picos localizados a menos de 10 km da cidade e que chegam a ter 1.300 metros de altura. Conta com a belíssima paisagem do mar de corais próximo à costa, perfeitos para a prática de mergulho. A melhor maneira de se chegar é através de barco.

Ali Sabieh – para se chegar até a cidade passa-se pelas espetaculares planícies de Petit Bara e Grand Bara, além das tendas “huts” ao redor da cidade.

Tunísia
A República da Tunísia, está localizada no Norte da África e faz fronteira com a Itália, próximo à Ilha de Pantalaria e Ilhas Pélagas, além de fazer fronteira a leste e ao sul com a Líbia e a oeste com a Argélia. De clima mediterrâneo com invernos frios e verões quentes e secos o país é muito visitado por sua semelhança com algumas das ilhas gregas. Na região Norte do país encontra-se o Monte Atlas e o único rio do país, o Rio Medjerda, que tem em todo o seu vale o desenvolvimento da agricultura. O país é rico de tradições e cultura e contrasta seus vales e planaltos verdejantes ao norte com o deserto ao sul. Na região de Hammamet, Sousse, Port El Kantaoui e Monastir estendem-se quilometros de belas praias de areia fina, sendo atualmente uma das estâncias balneares mais famosas do país.

Os principais pontos turísticos da Tunísia são:

Chott El Jerid – Lago salgado que atravessa o país de leste à oeste e que permanece a maior parte do tempo seco na sua superfície. No entanto, a um metro de profundidade, há água salgada que aflora à superfície em caso de chuva. Cartago e Douga – são ruínas de antigas cidades. Douga, em melhor estado de conservação, possui vários templos, um grande anfiteatro, termas e casas. Já Cartago, antiga capital cartaginense, foi destruída inúmeras vezes pelos romanos, que reutilizaram o material nela empregado, para outras construções. Restam ainda ruínas das Termas de Antonino. Matmata – está localizada na região sul da Tunísia onde há habitações trogloditas. São habitações escavadas nas escarpas dos montes, ficando praticamente camufladas. Acabam por ser utilizadas tanto como abrigo contra o frio e o calor intenso da região e também contra ataques inimigos.

Deserto de dunas – ao sul da Tunísia, o deserto do Saara tem início com um grande deserto de dunas. Muitos passeios de camelo se originam nessa região.

Museu do Bardo – Localizado na capital Túnis é o museu mais conhecido do país e possui uma vasta coleção de peças arqueológicas, quadros, cerâmicas, pinturas, entre outros. Vale uma tarde inteira de visita no local.

Nenhum comentário: