quinta-feira, 31 de julho de 2008

Turismo

Praias, desertos, ruínas e muita história: escolha seu roteiro.

Pelo próprio território e localização os países árabes têm, em sua maioria, uma diversificação natural exuberante e inúmeras opções para todos os tipos de turistas. Desertos, praias, sítios históricos, cidades modernas além de aromas e sabores únicos que fazem desses países destinos pitorescos para semanas de viagem, descanso, aventura e paz. Quem quiser desfrutar dessas belezas vai admirar pôr-de-sol exuberante, praias de águas cristalinas, ruínas históricas, mercados encantadores,dunas douradas e um povo alegre e receptivo, pronto para sorrir e dar as boas-vindas.

Marrocos

Marrocos (Terra do Sol Poente), oficialmente chamado de Reino do Marrocos, é um país árabe situado no extremo noroeste do continente africano. Faz limite com a Espanha, através do estreito de Gibraltar, além do Mar Mediterrâneo e Melilha (cidade autônoma espanhola), a leste com a Argélia, ao sul com o Sahara Ocidental e a oeste com o Oceano Atlântico. O país tem 1.100 km de litoral banhado pelo Atlântico e Mediterrâneo e uma diversidade de natureza exuberante e rica como lagoas naturais, montanhas e cachoeiras. As principais cidades do país são Fèz, Marrakesh, Rabat, a capital, Meknés e Tânger. Todas elas são cidades históricas da época da colnização árabe islâmica, a partir do século XVII, e que posteriormente se tornaram centro político do país. A cidade mais famosa do país é Casablanca, que teve um filme com o mesmo nome em 1942; cidade portuária e industrial, o nome original era “Al Dar El Beida”, foi chamada de Casablanca pelos mercadores espanhóis que circulavam pela região por volta de 1
855 em função da primeira casa branca construída na cidade que servia como ponto de referência para os viajantes que cruzavam a região. Entre os principais atrativos turísticos estão: a cidade de Casablanca, banhar-se nas águas do Estreito de Gibraltar, conhecer as “Kasbahs” (muralhas feitas de pedra ou barro) que podem chegar a 25 km de comprimento e 15 metros de altura, os nove portais (Babs) cada um com quatro torres que dão acesso à parte velha da cidade de Méknes, o vilarejo de Moulay Idriss El Akbar, as ruínas da cidade de Volubilis (datada da época do domínio romano), Palácio Dar El Makhzen em Fez Jedid, as ruínas da fábrica de azeite em Volubilis, o mercado Djemaa El Fna no centro de Marrakesh e o Museu de Artes Marroquinas em Rabat.


Líbia

Considerada a porta de entrada do Norte da África o país está entre o Egito, Sudão, Tunísia, Argélia, Chade e Níger. Conta com cerca de 2.000 km de costa banhados pelo Mediterrâneo. Nas regiões desérticas o clima é árido, no entanto, no interior e região costeira o clima é chuvoso com índices pluviométricos que podem chegar a 380 milímetros por ano. As principais cidades do país são Trípoli, a capital, Bengazi, Sabratha, Talmisa, Ghadames e Masarat. O turismo pela Líbia pode começar pela região que passa entre os lagos Dawada, os Montes Akkakus e Wadi Matkandush região de montes calcinados em forma de torres, cogumelos e arcos em meio a dunas douradas e alaranjadas. Na região das aldeias dos tuaregues há planaltos de pedras negras e lagos debruçados sobre palmeiras e imensas dunas, são os oásis. Passeios i
mperdíveis na Líbia: as cidades de Ghadames, Sabratha e Leptis Magna antigos reinos romanos; Teatro, os templos e as termas romanas de Sabratha; Oásis de Ghadames na fornteira com Túnis; toda a cidade de Leptis Magna, Patrimônio Cultural da Humanidade onde deve-se visitar o teatro, o fórum, as termas de Adriano, as colunas da basílica, e os muitos edifícios e templos ao longo da costa; na capital Trípoli um dos tradicionais pontos turísticos é a Medina, parte antiga da cidade, a Mesquita de Gurgi, o Arco de Marco Aurélio, o Palácio e o Castelo Vermelho (Asaraia Al Hamra).; O Porto de Sirt em Benghazi, a Montanha Verde na mesma cidade e suas praias; as ruínas gregas de Cyrene e o mágico deserto do Sahara.

Egito

O misterioso e fascinante Egito é um país desértico situado no nordeste da África e cortado pelo Rio Nilo. A cidade do Cairo é a capital do país e carrega mil anos de história e cultura. Dos 1.002.000 km² apenas 35.500 km² são habitáveis, o restante é deserto, areia e muito calor. O país está limitado a leste com a Líbia, ao Sul com o Sudão, a leste com a Palestina o Golfo de Aqaba e o Mar Vermelho que banha a região setentrional do país onde se abre o Delta do Nilo. O mar Vermelho costeia o litoral oriental e o Canal de Suez liga ambos os mares. O país tem clima cartacterístico de deserto com chuvas escassas e variações de temperatura entre o dia e a noite; o “khamsin” (vento seco do deserto) sopra entre os meses de março e junho, verão egípcio. Culturalmente o país é um dos mais ricos da história e o Ministério da Cultura mantém a tradição através do Instituto do Egito, fundado em 1859 e da Academia de Língua Árabe, fundada em 1932. Diversos museus mantém o patrimônio cultural das antigas civilizações que viveram por ali há milhares de anos. Lugares que não se pode deixar de visitar: as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos; a Esfinge; um cruzeiro pelo Rio Nilo (utilize a felluca, tradicional veleiro egípcio); uma visita ao Mar Vermelho; recifes do Estreito de Tirana; Parque Nacional Marinho de Ras Muhammad, onde se pode mergulhar; os templos de Luxor e Karnak; um passeio de camelo pelo deserto; o Vale dos Reis, com túmulos de 64 faraós; a represa de Assuã; Deir el-Bahri, monumento que abriga os restos da rainha Hatshepsut; a capital Cairo e o museu do Cairo.

Qatar



País da Península Arábica, o Qatar é rodeado por uma extensão marítima, fazendo fronteira com os Emirados Árabes e Arábia Saudita, países que tem se destacado pela explosão econômica, como a maioria dos países do Golfo. De clima seco e quente, o terrítório é desértico em sua maior parte e plano com altitudes que chegam, no máximo, a 40 metros. Dividido em 09 governorados é um país que passa por uma grande explosão econômica e modernização, devido principalmente ao petróleo e produção de gás natural. Por todos os lados pode-se ver grandes arranha-céus, estradas novas e uma arborização cuidadosamente planejada. As principais cidades são Doha (Capital), Al Wakrah e Umm Sa’id. Doha, a capital, está a meia distância da costa leste da Península, sendo o principal centro comercial cultural e de entretenimento local. Os principais pontos turísticos do país são: o Museu Nacional do Qatar, as mesquitas, principalmente a Mesquita Al-Rayan localizada no subúrbio de Doha, os palácios, as pistas de corrida de cavalos, os sítios históricos do Norte, principalmente os de Umm Salal e Mohammed, do século XIX, a praia de Gharya, as praias de Umm Bab, Dukhan e Salwah na Costa Oeste, o Forte de Doha além dos vários museus nacionais.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola, Boa noite ! Venho atraves desta pedir informação, ajuda para entrar em contato com os criadores do cavalo da raça árabe em Doha. Encontrei este blog, através da reportagem que assisti da Re
de de TV Record. Vi uma boa oportunidade de trabalho na área de cavalos, trabalho e moro em Brasilia- DF ( Brasil) tenho 45 anos, casado .
Trabalho com cavalos a mais de 20 anos, tenho uma vasta experiencia em doma, treinamento e apresentação de cavalos para provas de rédeas e outras modalidades. Morei nos EUA, onde treinei somente cavalos da raça árabe.
Peço ajuda a voces ,agradeço desde já,

Marcos Horta